8.5.06

 

mcdonald's dá big mac como vale-refeição

por rafael sampaio

Não quero cair no clichê que afeta alguns militantes de esquerda, cujo discurso contra as multinacionais é radicalíssimo, mas na prática não fazem nada do que pregam.


Mas não pude evitar de publicar essa nota, publicada no Estadão, sobre um processo contra o Mc Donald's, movido por um ex-funcionário que recebeu lanches como vale-refeição. Para quem já viu o documentário Super Size Me, em que um cineasta norte-americano se submete a um regime especial, cujos alimentos são exclusivamente big macs, batatas fritas e refrigerantes, essa nota tem um sabor diferente.

Acontece que, no documentário, o protagonista engorda, fica deprimido, e adquire sintomas de falta de saúde: começam a lhe cair os cabelos, ele fica impotente etc. Eu pergunto: quantos de nós, oriundos da classe-média, trabalharam no Mc Donald's e foram submetidos diariamente a um regime similar ao do autor do documentário?

Por meses, o almoço de alguns amigos meus se resumiu a um big mac, batatas fritas e refrigerantes. Eles foram empregados do Mc Donald's.
Imagine os estragos de saúde a que foram submetidos, esses amigos cuja instabilidade no emprego impediu de reclamarem por melhores condições de trabalho.

Além disso, questiono a liberdade que o trabalhador tem para escolher o quê ele quer almoçar e onde. Afinal, se ele não quiser comer algo da rede de lanchonetes, fica sem almoço?

E o Mc Donald's, com isso, incorpora o benefício a seus próprios custos, que com certeza são mais baixos - para cada lanche produzido - do que os R$ 5 que deveria pagar pelo vale-refeição. Lucra duas vezes, ao forçar o funcionário a consumir seus produtos e ao embolsar uma porcentagem do vale a que ele tem direito.

Nosso colega Hugo Fanton trabalhou em um Mc Donald's frankfurtiano. As condições de trabalho eram ruins, Hugo? Outro amigo, Fábio Brandt, também trabalhou em um Mc Donald's. Comer big macs todos os dias foi bom ou ruim, Fábio?


Essas perguntas ficam para expor aos leitores que as condições de trabalho, quando se trata de multinacionais como o Mc Donald's, independem do país onde se trabalha. A exploração também é multinacional. Seja no Brasil ou na Alemanha.

Mas em São Paulo, no último dia 06, a coisa foi diferente. A Justiça deu ganho de causa ao ex-funcionário do Mc Donald's. É uma exceção, devo admitir.

Big Mac não é refeição, decide juiz

6 de maio | Citando o documentário norte-americano Super Size Me, a Dieta do Palhaço, que mostra os efeitos nocivos à saúde de quem se alimenta apenas em fast foods, mais especificamente no McDonald´s, o juiz Ricardo Artur Costa e Trigueiros, da 4ª turma do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, considerou procedente o pedido de um ex-funcionário da empresa em São Paulo de receber o equivalente a R$ 5 por dia de trabalho na empresa por causa do tíquete refeição, pedido em ação trabalhista.


A empresa, que não se manifestou sobre a decisão, entende que, ao fornecer os produtos de seu cardápio aos funcionários nas horas de refeição, estaria cumprindo a lei. No entender do juiz, acompanhando pela maioria de seus colegas, "lanche não equivale a refeição (...), mormente em vista do elevado teor calórico e questionável valor nutritivo", escreveu Trigueiro na sentença, da qual o McDonald´s não recorreu. Mais adiante, a argumentação do juiz descreve a "notória impropriedade do seu consumo diário, valendo mencionar a respeito, o sugestivo e premiado documentário Super Size Me, de Morgan Spurlock". "Ela (a empresa) já havia perdido outros casos como esse. Mas, agora, houve repercussão porque a sentença foi divulgada", disse Francisco de Salles Cesar Neto, advogado do funcionário. [r]

Marcadores:



comentários:
essa idéia do Mc é muito semelhante à dos fazendeiros que contratavam imigrantes europeus no séc. XIX: Lucrar em cima do salário do seu proprio trabalhador. Nas fazendas tinha a vendinha onde o trabalhador deixava todo o salário e ainda ficava devendo pelos produtos que o patrao vendia com uma gorda margem de lucro. O direito a um vale refeição é praticamente ignorado pelo MacDonalds, que em vez de pagar o devido, empurra sua "comida" para os funcionarios e ainda cobra o preço normal por isso. é foda.
 
Já dizia um primo meu, falecido, que trabalhou no McDonald´s: "sou o McEscravo Feliz"
 
Foi mal por demorar a postar.
Mas podia escolher dentre os números...Olha q liberdade!!!
Me sentia como o Carlitos, em Tempos Modernos, na época que trabalhei lá. Foram oito longos dias...
 
Gostaria de não me indentificar pois sou um funcionário do Mcdonalds, e também acho injusto, pois no Shopping onde trabalho todos os restaurantes dão aos funcionários Vale-refeição só lá q não, se nós quisermos comer em outro lugar temos q pagar do proprio bolso. Sendo q detalhe nosso sálario já não é la aquelas coisas. Tem amigos meus q se arriscão a sair um pouco tarde para tirar no seu 5º dia util R$30 á R$90 Reais isto eu acho muito injusto, por ser uma Empresa Mundialmente conhecida podia ter salários melhores, sem se referir ao meu salario q costuma ser um inferior e as vezes superior a esse valor. Como um Mc escravo vivo me alimentando desses lanches á 1 ano, imagino como outras pessoas q trabalham comigo q aguentam á 5,10 e 15... anos. Eu como funcionário do Mc não me sinto bem lá. Fora as dores de estomago q temos e quando levamos atestado pra justificar a falta os Gerentes ainda tiram uma ¨gracinha¨, pois bem finalizo aqui com um Pensamento.
¨Será que isso um dia vai mudar, ou seremos Obrigado á dizer: Amo muito tudo isso...
 
pessoal...sou ex funcionário...é inadmissicel que isto seja assim...continuo a pensar como me submeti tanto tempo a isso...seria bem melhor uma remuneração real...dinheiro...para termos a possibilidade de nos alimentarmos como assim o bem entendermos...mas nao vale a pena discutirem diariamente o passado... olhar em frente e tentar mudar isto...
 
è as vezes me pergunto porque ainda sou uma funcionaria do mc...Vc nao pode nem se quer faltar mesmo com atestado eles riem e dizem q vc esta caçando motivo... Eu trabalho em um mercado e compramos algo para comer eles dizem que estamos discriminando...
Será q um dia seremos funcionários exemplares para eles: não...
 
Postar um comentário



< início

This page is powered by Blogger