12.6.06

 

adeus, chico mendes! (1)

por rafael sampaio

Depois de oito meses e dez dias de resistência, a Ocupação Chico Mendes, localizada em Taboão da Serra, município da Grande São Paulo, terminou na sexta (9) com forte emoção entre os sem-teto. As lágrimas marcaram o tom do ato simbólico preparado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), que realizou a encenação da morte do acampamento. As duas primeiras imagens estão abaixo.

1) A Ocupação Chico Mendes, já vazia, foi derrubada pouco depois desta foto;
2) Um garoto sem-teto observa a organização da marcha final do acampamento.












O escolhido para personificar “Chico Mendes” foi Romilde Francisco dos Reis, um senhor de meia-idade e bigode, trajado com um chapéu, roupa de vaqueiro e botas. Seu personagem simbolizou a luta das 860 famílias resistentes da ocupação, cuja força foi comparada à do seringueiro, morto na década passada.

Montado em um cavalo, senhor Romilde, conhecido como “Pedro de Lara” pelos outros sem-teto, carregou uma bandeira do MTST e foi simbolicamente “alvejado” pelos militantes que encarnaram as “ordens de reintegração de posse”.

A encenação durou apenas alguns minutos, mas foi o suficiente para transmitir a mensagem carregada de emoção que todos os presentes sabiam: a morte da Ocupação Chico Mendes foi feita com palavras, e as armas usadas foram papel e tinta. O que matou o acampamento foram as seguidas ordens de reintegração de posse, as difíceis negociações com a Polícia Militar, a prefeitura de Taboão da Serra e o governo de São Paulo. [r]

Marcadores:



comentários:
Imagino o clima.... E dá-lhe mais gente sob chuva, sol....
Bacana e pertinente a matéria e as fotos. abs
 
até quando???
 
Postar um comentário



< início

This page is powered by Blogger