12.6.06

 

adeus, chico mendes! (2)

por rafael sampaio

Do topo de um prédio em ruínas no mesmo terreno, três militantes jogaram vários pedaços de papel picado. Como se a burocracia fosse, por fim, enterrar o acampamento. Um dos três gritava, sem sucesso, a um policial munido de uma câmera, que fotografava o senhor Romilde sobre seu cavalo: “Vai embora, seu pelego! Vai embora!”.


Meia hora depois que a encenação terminou, o “Pedro de Lara” riu, enquanto caminhava na multidão que se espremia por um corredor de policiais. “Os polícia querem que a gente saia mas tá difícil passar”. E a tropa de choque observou, impassível, a formação da marcha final dos moradores da Ocupação Chico Mendes rumo ao centro de Taboão.

Abaixo, mais fotos do fim da Ocupação Chico Mendes.

1) Os sem-teto, em marcha rumo a Taboão, receberam apoio de vários militantes;
2) Enquanto isso, os tratores da prefeitura estavam a postos para derrubar os barracos;
3) A fumaça dos barracos queimados quase engole o prédio.








Na avaliação dos sem-teto, a ocupação foi uma vitória política, econômica e de organização. O coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Jota Batista, líder dos sem-teto, diz que a Ocupação Chico Mendes contribuiu para a reforma urbana no Brasil. Para o movimento, não basta receber casas se não houver um plano federal que garanta moradia digna para todos, e se as famílias não se organizarem para reivindicar esse direito.

Mais informações sobre a ocupação Chico Mendes em:
1) Website do MTST
2) Reportagens 1, 2 e 3 sobre a luta dos acampados em Taboão. [r]

Marcadores:



comentários:
Postar um comentário



< início

This page is powered by Blogger