23.6.06

 

questão de angústia

por tadeu breda

era terça-feira e eu voltava do trampo pra casa, às oito e meia, mais ou menos. subi no busão, abri um livro e fiquei lendo. não tinha muita gente, nada apertado. tava de boa. então entra um vendedor. carregava com uma caixa de doces.

"pra vc que está saindo do trabalho agora e tá com fome, tenho aqui um docinho de qualidade pra enganar o estômago até o jantar." tinha apenas alguns centavos no bolso e estava com fome. resolvi comprar somente uma das quatro paçocas que ele vendia por um real. dei quarenta centavos. ele resolveu me dar duas paçocas.

-- tá estudando, né?
-- tou, respondi.
-- estudante sempre tem desconto. vc estuda o quê?
-- jornalismo.
-- pô, que legal. já que vc é jornalista, vou te falar uma verdade. uma verdade daquelas que não existem, sabe?

fiquei intrigado e curioso. ele veio:

-- sabe por quê a sptrans proíbe a gente de vender doces no ônibus?
-- por quê?
-- porque a prefeitura não quer que as pessoas vejam que existe gente desempregada.

"pode ser verdade", pensei. quer dizer, uma das verdades. ainda mais em dias de hoje, em governos como esse, que emparedam a pobreza. porque não quer que a elite veja o resultado da ordem social que beneficia uns e exclui outros. pobreza, sim, mas não na paulista, não no metrô, não no centro. quer ser pobre, seja, mas longe da porta da minha casa. é triste.

-- legal que vc vai ser jornalista, porque a esperança do povo está no trabalho dos jornalistas, cara. pensa nisso.

vendeu mais alguns doces e saiu, o cara que não tinha mais de 25 anos e já se encontrava sem perspectivas. me deixou com a responsabilidade profissional ainda mais pesada e com a certeza do quê o jornalismo deve fazer. com urgência. [r]

Marcadores:



comentários:
achei a idéia boa, mas o texto está mesmo largado, desleixado. em suma, meio mal escrito mesmo.
 
tatá chamusca,
achei interessante sua sensibilidade de escutar e reproduzir bem as palavras do cara. só pareceu que você comprou essa idéia dele, meio que teoria da conspiração. eles nao querem que a gente venda nos onibus pra nao mostrar a pobreza? nao mostrar a pobreza aos que andam de onibus??
 
Postar um comentário



< início

This page is powered by Blogger