20.10.06

 

é peruada, oba!

http://www.youtube.com/watch?v=PpoZPxjrzIU


comentários:
Hm... tinha alguns comentários ao seu texto, mas não vou fazer aqui. Que bom que você escreveu isso. Estava pensando outro dia: que fim levou nossa geração? Recebemos uma carga enorme nas costas. Somos herdeiros de uma revolução sexual, do fim das ditaduras, da queda do muro... De Like a Rolling Stone, de Beatles, de Apesar de Você. Mas só vejo uma geração narcisista, individualista, pouco política e às vezes cínica.

Não sei, não é uma coisa homogênea, também. Precisamos marcar um bandejão pra conversar.
 
Caro,

primeiramente gostaria de comentar o comentário (tentando fugir da redundância)acima: não prolongue o braço da SUA crise de identidade aos que estão ao seu redor. Essa modinha de pessoas da nossa geração de se lamentar por não ter contra o que protestar uma vez que somos filhos de revoluções não tem a menor coerência.

Caro (2),

Primeiramente o intuito da Peruada nào é simplesmente político, mas sim etílico-cirecense-social-político-carnavalesco.
Etílico : dispensa comentários!rs!
Circense: idem.
Social:para participar da Peruada, era necessário doar 3 kg de alimentos, toneladas de alimentos foram recebidos e destinados a doação.
Político:você não viu todas as faixas, não sabe o mote da Peruada desse ano, muito menos conhece o "samba-enredo" feito para tal edição da festa.
Carnavalesco:alguma objeção?!rs!
Complementando ....
SÓ BURRO PAGA!
SÓ BURRO PAGA!
SÓ BURRO PAGA!
SÓ BURRO PAGA!
SÓ BURRO PAGA!
 
Vai tomar no cu.
 
Acho que o comentário do tal do anônimo só ajudou a comprovar a teoria do Renato.
 
Será que é um daqueles anônimos que ele citou no texto?

Ahhh não, acho que esse é do tipo de anônimo por covardia mesmo.
 
Gostaria de deixar bem claro que o primeiro anônimo nào é o mesmo que o segundo!
Eu sou o anônimo que postou primeiro, o que escreveu o textículo acima.
Só não entendi o porque de mudar o foco da discussão em torno da peruada, tentando imaginar qual meu nome ...
Sinceramente nào entendi ...
 
"mesmo suspeito, o perú é reeleito"
Acho que tem alguma coisa errada na identidade dos uspianos. será que precisamos ter vergonha de estudar aqui? deveríamos todos ficar escondidos, como se estar aqui fosse errado? quero acreditar que não, que podemos gostar da nossa universidade e mostrar isso pros outros sem sermos arrogantes ("alienados") ou coisa do tipo.
O que vi da peruada (eu estava lá) foi um bloco carnavalesco com alguns tons de protesto. Não a segui toda para saber o que gritavam, mas enquanto estive lá não ouvi nada de "só burro paga"
 
Amigo anônimo,
Você tem razão. Pensei alto demais, não tenho evidências empíricas de que nossa geração é bunda-mole, nem posso dizer que os participantes da peruada são uma amostra representativa. Foi uma opinião boba.

Mas não me lamento por não ter o que protestar. Ao contrário, meu lamento é que não protestamos, mesmo tendo motivos de sobra. Sério, você não pensa sobre isso às vezes? Digo, espera-se que tenhamos um papel na história.

Mas, mais uma vez, estou generalizando apressadamente.
 
Hummmm, estou vendo que realmente SÓ BURRO PAGA... paga para fazer uma faculdade e estudar decentemente, para ser diferente dessa "playboizada" que tem o papai nas costs para bancar cursinho e escola de elite para o mané entrar na Usp e fazer presepadas desse tipo...concordo SÓ BURRO PAGA... porque no nosso país universidade pública é para os bem nascidos, com base adquirida em escolas boas e caras.
Que pena! Também vi a peruada e o que eu vi foi um bando de otários enchendo a cara, caindo pelas tabelas e se amassando no meio da rua, como se isso fosse LIIIIIINDO!
Parabéns!!!! Bando de viciados e galinhas.
 
"- O pessoal da USP não tem vergonha de gritar ‘Só Burro Paga!’ no meio da cidade?"

ISSO DIZ TUDO! O pessoal da USP acha que pode tudo. Coitados
 
Tb acho que não precisamos ter vergonha de ser uspiano. Só não quero passar uma imagem ruim, de ser metido ou coisa assim. Concordo com o texto quando fala do Só Burro Paga. Fui na Peruada e ouvi pelo menos umas três vezes o Só Burro Paga. Mas sei lá, acho divertido a Peruada, mesmo sem tons de protesto. Sei que o texto questiona exatamente o vazio que hoje é a Peruada. Concordo, mas ainda assim é uma festa divertida. Como o próprio texto reconhece, a vida é melhor se for levada na base da alegria.

marcela
 
"Só burro paga" é uma bobagem pra se gritar em jogos universitários, em que o caráter "etílico" se sobrepõe de tal forma que nem o esportivo aparece. O lado "político" não existe nem de pretensão nem de brincadeira. Na Peruada, se há o suposto lado "político", gritar "Só burro paga" é de um elitismo escroto e fascista. Afinal, ser anti-Lula sempre é legítimo. Ser anti democratização do acesso ao bem público é dureza.
E eu que vim aqui comentar o chuchu do Mindlin enquanto referência ao Getúlio Vargas... que coisa!
 
Parabéns, Renato, pelo texto postado. Trabalho no centro e vi quando a peruada passou. Fiquei, mais do que indignado, decepcionado com os meus "colegas" universitários. E o pior é ainda ler o comentário desse anônimo otário, defendendo o "só burro paga". Aposto que fez dois ou três anos de cursinho e foi trabalhar na vida pela primeira vez com 22 anos.
E vc Renato, não se preocupe em ser cri-cri. Não há nada de mal em ser crítico - crítico. Vc demonstrou um mínimo de preocupação com a situação de quem vive ou trabalha no centro de SP. O que já o diferencia daqueles otários da peruada.
A luta continua, cupadi. Sempre.
 
Caro peroni,

todos nós gostamos de generalizar, acho que essa é uma maneira de compartilharmos a nossa loucura.. rs! Eu vivo fazendo isso também, e achei fantástico de sua parte ter reconhecido isso. E concordo sim no que você toca ao fato de "não protestamos, mesmo tendo motivos de sobra".


Aos demais,

A escolha da frase "Só burro paga", para esculachar a peruada nâo é muito restritiva?!
não se deve levar tão ao pé da letra uma frase dita com o simples intuito de provocar as outras faculdades, coisa que é a mais normal e comum no ambiente universitário.
Concordo, outrossim, quando dizem que a maioria dos alunos da usp é bem nascida e estudou nas melhores escolas, mas e qual o problema disto?! O problema nesse caso não seria a deficiência do ensino básico e fundamental público?!?! Na minha opinião colocar a culpa nos alunos da usp pela sua posição social é extremamente sem fundamento.

Sem mais para o momento.
 
Vamos lá,

Antes de mais nada, me identifico como o cara que, de cima do trio elétrico, puxou o grito de "Só Burro Paga.". Não vou ser inflexível, pensei bastante sobre o q vc falou e acho que concordo com você. Foi uma frase dita num momento absurdamente errado e impensado.

Estávamos no meio de uma troca de bandas e não podíamos deixar o ambiente absolutamente sem som. Fizemos um rápido discurso. Homenageamos o Professor Goffredo da Silva Jr. E, por absoluta falta de idéia, começamos a gritar alguns chavões de jogos (coisas que todos os alunos conhecem - acho até que você já deve ter gritado alguma vez, você é Ecano, não é?).

Admito o erro.

Entretanto, Quanto à PERUADA, discordo do que você disse. E, digo mais, convido você a, como eu este ano, comparecer às reuniões da comissão do Peru, a entidade responsável por montar a Peruada e que passa alguns meses bolando idéias para reforçar o caráter político da Peruada.

Oras, não é ela uma passeata de reivindicações. Por isso mesmo tem todo esse jeitão de Micareta. Mas também está longe de ser um simples carnaval fora de época.

Este ano, 11 faixas traziam algumas reivindicações dos estudantes.

Um Samba Enredo (que posso te enviar o áudio) enraizava a festa.

Dois carros alegóricos traziam referência direta Aos escândalos de corrupção deste ano.

Santinhos eram distribuídos para a população para explicar a festa e seu conteúdo político.

Narizes de palhaço eram distribuídos às pessoas nas ruas.

Apitos na frente à assembléia legislativa, bem como um discurso acerca da falta de representatividade de nossos parlamentares municipais.

Bem, certamente ainda não conseguimos nosso objetivo de transformar a festa em algo absolutamente politizado, mas estamos no caminho.

Esteja convidado para a festa no ano que vem.
 
Ao Autor,
Ainda bem que enquanto os alunos elitistas e alienados da usp se divertiam pelas ruas do centro você tomava atitudes concretas para diminuir a desigualdade social no país. Afinal, ao parar para ficar olhando a peruada passar e depois escrever um texto que apenas reflete a crise de consciência de classe média de que você sofre, você realmente colaborou com o desenvolvimento do Brasil, ao contrário desses fascistas que doaram mais de seis toneladas de alimentos a instituições de caridade. Parabéns!
 
Li com tremenda surpresa o texto de meu colega ECANO.
Me formei no ano de 2001 (com atraso, visto que na ECA raramente nos formamos no tempo certo..."pensa-se e critica-se demais", creio eu...) e SEMPRE participei das peruadas.
Concordo que ela tenha muito pouco de política ou contestadora, mas, e daí?
Qual o problema dos jovens uspianos aproveitarem uma festa tradicional? Será que não podemos nos divertir em uma festa apolitizada apenas porque você se sente mal por ter entrado na USP?
Sabe caro autor, tenho uma coisa triste a te dizer, muita gente quer entrar na USP, existem milhares de filhos das classes burguesas que tentam entrar e não entram e sabe qual a diferença de todos os que entram para aqueles que não o fazem? TODOS MERECEM estar aqui e não acho que por isso devam se envergonhar, muito pelo contrário, acho ÓTIMO que possam expressar sua alegria e orgulho por terem conquistado algo como isso.
Se os "burros" se ofendem com isso, não provam mais do que está provado através de seu texto. São nada mais do que isso... "Burros"...Não por não terem entrado na melhor e mais prestigiada faculdade do país, visto que você tb faz parte de nossa faculdade, mas "burros" porque não são capazes de discernir uma festa onde as pessoas querem se divertir de qualquer outra coisa e se ofendem porque essas mesmas pessoas vão a essa festa com o intuito CLARO (e não deveria ser diferente) de se divertir....
Puxa vida! Se isso for desconsideração à massa marginalizada do nosso país...Acredito que tudo o que eu penso ser certo, deve estar muito errado...
Sabe o que eu acho? Que mais do que ficar manifestando e criando passeatas que não fazem mais do que encher ainda mais esse "burro" que preside nosso país de votos, devemos tentar conscientizar nossos marginalizados e "burros" brasileiros a enxergar mais do que humildade e sofrimento na história de outros e sim caráter, pois de humildade e vida sofrida, nosso presidente está cheio e se ele continua LÁ não foi porque os uspianos (ou a maioria pensante deles, que por acaso freqüentam a peruada) o colocou de volta lá e sim porque a maioria marginalizada e "burra" o fez e ainda se orgulha disso.
Portanto digo a vocês todos que passarem por aqui algo que sempre repito entre os que convivem comigo, CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE e se a partir dessa palhaçada que virou nosso país qualquer "burro" ou marginalizado vier reclamar da vida comigo só repetirei mais uma vez... CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!!!
E mais, tenho muito orgulho por fazer parte da elite que ainda pensa nesse país, por ter sido uspiana e ecana e não acho que eu ter ido nas 5 peruadas que fui durante a minha faculdade me desmereça ou desmereça qualquer aluno ali presente.
 
Sou uma ex-ecana.
Sou graduada pela USP com MUITO orgulho.
Faço parte da elite burguesa e "nojenta" que o autor cita.
Faço parte da elite burguesa e "nojenta" que entrou na USP fazendo cursinho e estudando mais de 8 horas por dia para conseguir isso.
Participei de todas as peruadas que ocorreram enquanto eu estava na faculdade.
Não me envergonho disso e nem creio que nenhum uspiano deveria se envergonhar.
Porém, não participei e nem nunca participaria da palhaçada que a maioria "coitadinha" e "burra" de nosso país nos aprontou a pouco tempo voltando a eleger uma pessoa que deve ter o mesmo estudo do gari que estava recolhendo latinhas atrás da Peruada.
Será que ele votou em quem?
E agora, será que ele deveria reclamar pelos uspianos poderem aproveitar de sua vida na faculdade, inclusive aproveitando-se de uma festa tradicional e super divertida como a peruada?
Creio que não.
Então não me venha com "xurumelas"...
Blablablba para você. E sinto muito por ter essa visão da sua faculdade e de seus colegas.
Deve ser mais um daqueles ecanos que querem pensar mais do que podem e acabam falando besteira.
Cresce e se diverte mais! Quem sabe assim um dia você tenha do que se orgulhar como eu tenho hoje, quando me formei, trabalho no que gosto e ainda tento ajudar as pessoas carentes fazendo meu trabalho voluntário com amor e dedicação e não para contestar algo que o povo escolheu para si mesmo. Educação, isso é tudo que o Brasil precisa e esse seu texto não contribui em nada para isso.
 
É ... chovem comentários de anônimos, eu como o primeiro anônimo a comentar tal texto sinto-me honrado ao ver que não sou o único a pensar desta maneira ..

Mais uma vez .. só pra não esquecer ...

SÓ BURRO PAGA!

uhauha!!
 
"Pensa-se e critica-se demais, creio eu..."

Não pensei que pessoas assim existissem. Pois existem, fazem USP e comentam pelos blogs. Vocês que andam comentando aqui têm uma irritante crença no processo seletivo como definidor de méritos intelectuais. Uma das anônimas não sabe nem escrever "há" com 'h'.

Vocês me dão nojo. Não consigo discutir. Pois a única burrice do povo é ficar sustentando esse tipo de pessoa na universidade pública; pra ser brasileiro tem que sambar muito.

Seus bundas.
 
Bom primeira coisa, eu faço veterinária na USP. Acho que uma frase dita em um trio-elétrico na peruada, zuando outras faculdades( assim como outras faculdades fazem com a USP) é uma brincadeira, e não uma frase em que para criarmos teses em cima.
Depois, queria saber desde de quando só vão uspianos na peruada? Já fui em duas, e em ambas encontrei muitas pessoas de diversas faculdades particulares. Muitos deles, muito mais "playbois" que nós(uspianos). Eu por exemplo, estudei em colégio particulares mas se não tivesse entrado na USP (acreditem eu estudei muito) não conseguiria bancar uma faculdade particular.
A peruada é hj um evento universitário, e não um evento USPIANO. Não sei porque os jovens não podem se divertir????? Eles são universitários, e se cumprem seu papel na faculdade, ninguém tem haver com o fato deles frequentarem festas ou não. Pra terminar, tenho muitos amigos que não fazem USP, e que pagam faculdade. Muitos competentese boas pessoas. Álias, acho que algumas provas não podem avaliar alguém inteiramente. Agora quem passa na USP, tem o direito de faze-la, ou vcs querem que as pessoas que fazem colégios bons comecem a desistir da FUVEST pq senão serão taxados de playbois?
Conheço pessoas muito ricas que fazem USP, e outras que fazem Mauá, ambas vão na peruada, são grandes pessoas e ajudam nossa sociedade no que podem. Agora vamos culpa-las porque elas são ricas???? Ou fazem faculdade.
Pelo amor de deus.....Esse Ecano ai deve ser um idiota qualquer que se acha culto e fala merda....
 
Sou classe média
Papagaio de todo telejornal
Eu acredito
Na imparcialidade da revista semanal
Sou classe média
Compro roupa e gasolina no cartão
Odeio “coletivos”
E vou de carro que comprei a prestação
Só pago impostos
Estou sempre no limite do meu cheque especial
Eu viajo pouco, no máximo um pacote cvc tri-anual
Mais eu “to nem ai”
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não “to nem aqui”
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Mas fico indignado com estado quando sou incomodado
Pelo pedinte esfomeado que me estende a mão
O pára-brisa ensaboado
É camelo, biju com bala
E as peripécias do artista malabarista do farol
Mas se o assalto é em moema
O assassinato é no “jardins”
A filha do executivo é estuprada até o fim
Ai a mídia manifesta a sua opinião regressa
De implantar pena de morte, ou reduzir a idade penal
E eu que sou bem informado concordo e faço passeata
Enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal
Porque eu não “to nem ai”
Se o traficante é quem manda na favela
Eu não “to nem aqui”
Se morre gente ou tem enchente em itaquera
Eu quero é que se exploda a periferia toda
Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta
Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida
 
Concordo com a opinião da pessoa acima, pois existem muitos casos d pessoas, como eu, que não estudaram em escolas particulares, mas desde sempre nutriram uma vontade enorme de entrar numa universidade como a USP, e que ralaram pelo menos durante um ano num cursinho pra poder entrar na mesma ( enquanto, óbvio, trabalhavam pra pagar esses estudos)já que, convenhamos, o ensino público d nosso país infelizmente deixa muito a desejar. Acho injusto criticar os estudantes da USP como um todo, baseado numa parcela "sem noção", que num momento indevido gritou algo inadequado e infantil, como provocação a estudantes d outras faculdades.
Me orgulho d estar na USP, porque foi algo q realmente lutei para conseguir, era algo que eu sempre sonhei realizar e fui atrás.
Mas não menosprezo outras faculdades, pois como existe seleção, alguns estudantes acabam ficando d fora, é inevitável. E se o estudante não tem a intenção d entrar na USP, qual o problema? Sei q existem pessoas esnobes dentro da USP, mas me digam se vcs conhecem outra que não as tenha.
Acho q cada faculdade tem o seu valor,seja ela paga ou não. Se eu tive a sorte d entrar numa não paga, melhor. Mas não devemos elevar tanto assim a posição dos estudantes da USP simplesmente por terem entrado lá. Conheço pessoas d muito melhor caráter e que estudam em escolas pagas da cidade onde nasci e vivia até me mudar para SP, do que algumas q conheci na USP. Existem pessoas d todo jeito em todos os lugares. E se aborrecer com uma provocação como a citada é perda d tempo.
Além disso fui a peruada d 2006 e só me diverti! não ouvi o tal berro, mas tb se tivesse ouvido não daria a mínima importância...
 
Postar um comentário



< início

This page is powered by Blogger