5.6.06

 

copa no brasil? não!

por hugo fanton, de frankfurt

Muito se fala na possibilidade de o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014. Estou há oito meses vivendo na Alemanha e sinto-me seguro em afirmar: é absurda a idéia de organizar o evento no País.

Falo isso por não possuirmos instituições sólidas, não vivermos em uma democracia consolidada e, como conseqüência, não respeitarmos direitos mínimos de nossos "cidadãos".

Os alemães, antes de tudo, confiam em suas instituições. E isso é a base de tudo. Na organização da Copa, não estão em jogo apenas a capacidade de construir excelentes estádios, ter boa infra-estrutura de transportes e manter a segurança. Mas de garantir que seus cidadãos continuem a viver num Estado de Direito. Que educação, saúde e outros serviços públicos não sofram qualquer abalo. Isso é uma certeza aqui, pelo simples fato de serem sólidas as instituições que governam o País.

E é aí que está nosso grande problema. Não temos isso com ou sem Copa. Vivemos uma crise que mostra toda podridão do nosso sistema político partidário. Executivo, Legislativo e Judiciário mostram-se incapazes de garantir direitos básicos da população que, desconfiada, não acredita em algo que nem ao menos entende.

Onde não há confiança sequer nos três poderes republicanos, o que dirá num possível "Comitê Organizador da Copa"?

Antes de sair aos quatro cantos do mundo, apoiado por governistas e oposicionistas, defendendo a candidatura do Brasil ao Mundial, o presidente Lula deveria esclarecer que não só estamos despreparados para receber bem o mundo, como não conseguimos sequer garantir direitos básicos de nossa população.

Participei de uma entrevista com um secretário de governo alemão mostrando que o direito dos alemães de andar em ruas limpas seria respeitado durante a Copa. Parece até piada...

Um Brasil que criminaliza movimentos sociais, impede o cidadão de sair às ruas e reivindicar aquilo que o Estado lhe deve, onde a polícia bate em manifestante e faz "justiça" com as próprias mãos, tem condições de entrar na discussão de como evitar terrorismo internacional, por exemplo?

Entretanto, o debate em torno do tema é, como sempre, superficial. Fala-se de construção de estádio, onde não há escola. Respeito ao turista, onde não há cidadania. Da mesma forma que a reflexão em torno do escândalo do mensalão resume-se a saber o quão corrupto é o PT ao invés de o quão democrática é a sociedade.

A Copa do Mundo no Brasil é mais um faz-de-conta nacional. Fazemos de conta que somos uma democracia sólida apesar de a população não entender o que lê, de pouquíssimos saberem o que é representação política, de a compra de votos no congresso já ser institucionalizada por meio da liberação do orçamento (algo que Lula e FHC fizeram sem problemas), etc.

Do mesmo modo, fazemos de conta que podemos pleitear o Mundial. Mostrar porque não temos direito de sediar a Copa não interessa ao governo, oposição e mídia. Pois, para isso, teríamos que colocar em dúvida todo um sistema. Trava-se, então, um debate simplista.

É falado que não há dinheiro, estádio, transporte, etc. Está na hora de revelar ao povo que não há democracia. Que o sistema é podre e precisa ser mudado. Desejam organizar a Copa num Estado desprovido de qualquer instituição sólida e confiável. Querem convidar o mundo a visitar um povo que tenta sobreviver, miseravelmente, neste território a que chamamos de Brasil. [r]

Marcadores:



comentários:
Como funcionaria a Copa do Mundo imaginária no Brasil:

1) Licitações fraudulentas pra compra de uniformes da seleção.

2) Superfaturamento na compra de bolas e na manutenção dos estádios.

3) ACM ofereceria "agrados" ao "Comitê Organizador da Copa" pra que alguns jogos fossem realizados na Bahia.

4) O Congresso proporia uma "CPI da Copa" para apurar os casos de corrupção. E não iria encontrar nada.

5) O Brasil, como sempre, não ganharia a medalha de ouro no futebol.
 
Ops, viajei no tópico 5... pensei nas Olimpíadas quando escrevi.

Mas mudando de assunto:

Fantomas, será que não é melhor para o Brasil sediar uma Olimpíada?

Vejo algumas razões:

1) Os esportes são diversificados;(no Brasil, a violência das torcidas está associada ao futebol)

2) O Rio vai sediar o Pan em 2007, o que já dá certa experiência.

3) Cidades com problemas sócio-econômicos como Barcelona se recuperaram depois das Olimpíadas. O que também é bom para o Brasil.

4) O público internacional existirá, mas não de forma massiva, como no caso da Copa.

Bom, na verdade eu gostaria de um caminho propositivo. Penso que às vezes somos críticos, mas sem propor algo nos mantemos na estaca zero.
 
Postar um comentário



< início

This page is powered by Blogger